São Paulo É uma Cidade Cara (?)

Hoje vamos falar de um assuno um pouco diferente. Não vamos falar sobre receitas nem lugares, mas sim de uma iniciativa que começou há algumas semanas em São Paulo e que vocês provavelmente já ouviram falar, o Boicota SP.

Para quem não conhece, é um canal criado para que as pessoas possam compartilhar com a rede bares, restaurantes e afins que cobram um preço extorsivo por alguns produtos. Lá encontramos de tudo: de coxinhas até pratos gourmet.

Eu, pessoalmente, achei a iniciativa sensacional, porque além de achar sim que existem alguns exageros por partes de alguns estabelecimentos, adoro essa ideia da própria rede se auto regular e informar o que é válido e o que não, criando um tipo de “banco de dados” para consulta de outros consumidores. Na minha opinião, este é o futuro do marketing, porém, deixa esse tipo de assunto para meu outro blog.

No começo, na empolgação, as pessoas começaram a criticar qualquer que custasse um pouco mais caro, alguns chegando ao extremo de dizer que “com metade desse dinheiro eu comprava e faria em casa”.

Não quero fazer aqui o papel de advogado de bares e restaurantes, até porque eu sou um pão-duro contumaz (podem perguntar pra Veri), mas antes de sair metralhando tudo e todos é preciso separar os casos: existem casos em que existe sim uma exploração (normalmente quando falamos de produtos commodities ou majoritariamente industrializados) e em outros onde os produtos, a preparação e toda a experiência de comer justificam preços aparentemente caros.

O que importa aqui é que, como eu esperava, a rede começou a se regular. E isso eu pude perceber hoje no caso do Antonietta, que explicou o motivo de um Nhoque de Abobora com molho de manteiga e sálvia, e camarões custar R$ 76,00. E foi muito convincente, a ponto de 90% dos comentários os defenderem (e muitos dizerem que ficaram com vontade de comer lá).

É preciso entender a diferença entre exploração e qualidade. Nós somo totalmente contra o primeiro, mas adoramos o segundo: achamos que um prato de qualidade, muito bem preparado, em um lugar bacana, criado por um chef competente tem o direito (e o dever) de ser “caro”, afinal, caro ou barato não são representados por números, e sim por uma percepção.

Anúncios

3 comentários sobre “São Paulo É uma Cidade Cara (?)

  1. Olá, me chamo Vanessa e faço parte da equipe de um site especializado em planos de saúde. Gostaria de propor um guest post em seu blog.

    O conteúdo que proponho é relacionado a área de saúde e irá agregar grande valor para seu site, o texto será fornecido por nossa equipe, com informações relevantes para seu blog e para quem deseja ter uma vida mais saudável.
    Você tem interesse nesse tipo de parceria? Qualquer dúvida estou à disposição, aguardo sua resposta. vanessa.tylerlover@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s