Pedra na Vesícula

Antes de tudo, vou deixar bem claro: não sou médico nem profissional da saúde. Não quero ensinar ninguém a ser curar de nada, só quero passar a minha experiência, os olhos de um leigo a respeito de um tema médico.

Pedras na vesícula
A Vesícula

Daí vem o que eu realmente quero escrever aqui: a minha experiência de conviver com pedra na vesícula (pedras, no meu caso), como eu descobri, o que isso mexe com nosso dia a dia e a operação. Parece um assunto nada a ver com esse blog, mas posso afirmar que tem sim, pois se tem uma coisa que essas pedras afetam, e muito, nossas vidas é na alimentação.

Eu sou uma pessoa com o estômago complicado, meu antigo médico já me disse isso, que toda a minha parte digestiva não é muito boa. Pois bem, nove anos atrás eu operei de hérnia de hiato e, mesmo depois dela, eu continuei tendo diversos problemas, sendo os principais: dores de estômago após comer algo mais pesado, digestão ruim e rápida e muitos gases. Eu por muito tempo tratei isso como sendo gastrite, tomando todos os Prazóis da vida, mas tudo isso era paliativo. Também neste meio tempo fui diagnosticado como intolerante à lactose, e passei a culpá-la por muitas coisas.

Até que um dia um médico resolveu pedir um ultrassom, e ele detectou pedras na minha vesícula. isto foi há quase dois anos. Então fui atrás de entender o que era isso, e descobri que é mais comum do que eu pensava, e muita gente foi operada disso.

Por uma puta sacanagem do meu plano, não pude ser operado então (só consegui depois de quebrar o pau e ameaçar de tudo quanto é jeito, mas isso é outra história) então tive que conviver todo esse tempo com essas porcarias no meu organismo. E o que isso significa? Bem, tentarei dar alguns exemplos:

– Não podia comer alimentos de difícil digestão (gorduras, frituras, carnes fibrosas ou com nervo). Era comer e eu sabia que iria passar mal antes do prato terminar e que teria que voar ao banheiro em minutos.

– Esta questão de banheiro é tensa, pois a vesícula comprometida diminui a capacidade de digestão, então perdi as contas de quantas vezes tive que ir da mesa de refeição direto para o trono.

– “Ah, alimento gorduroso é carne…”. Ledo engano. Descobri da pior maneira, numa crise, que um dos alimentos que mais levam portadores de pedra na vesícula para o hospital é uma pizza com queijo.

– As crises. Te falo, não desejo uma dor dessa pra ninguém. Você não tem posição, chora de dor. Um dia cheguei à vomitar de cor, coisa que nunca havia feito antes. Dói muito, e a dor dura horas e só melhora com alguma coisa muito forte na veia (tô falando drogas legais, meus amigos).

Pois bem, já deu para perceber onde quero chegar, né? Se você tem pedras na vesícula, coma muitos alimentos leves e em pequenas porções. Beba também muita água, pois além da falta dela ajudar a gerar as pedras, ajuda na digestão. Água, nunca refrigerante. Uma coisa que funcionava muito bem comigo mas que não sei se é norma é gengibre. Um suco com ele ou mesmo uma colherada em conserva me aliviava.

Mas, tudo isso é paliativo, você precisa entrar na faca para sarar (ou, no caso, nos furos, porque é daquelas operações simples por vídeo). Se você tem pedras, tire. Se você sente alguns dos sintomas que eu disse, mas nunca fez ultrassom, faça.

Operei há apenas 15 dias, então não estou pronto ainda, meu fígado tá aprendendo a suprir a vesícula, então minha alimentação é super leve, mas confesso que logo logo vou poder realizar meu desejo de ir há uma churrascaria, algo que há anos eu não posso nem passar na porta.

6 comentários sobre “Pedra na Vesícula

  1. Operei recentemente da vesícula. Seu texto encaixa certinho comigo. Porém durante muito tempo eu achava que tinha intolerancia à lactose. Já tomei alguns iogurtes com leite, sem muita gordura e não passei mal. Já marquei um gastro e se tudo der certo esse meu problema será resolvido graças a cirurgia!!!

  2. ESTOU COM PEDRA NA VISIC’ULA E QUERO TRATAR O MAIS RAPIDO POSS’IVEL PRA NAO SENTIR MAIS DORES QUE E MUITO RUIM

  3. Estou sofrendo desse mal.Também pensava que era gastrite. Só depois de m ultrassom descobri que tenho uma pedra na vesícula. São dores insuportáveis e minha cirurgia está marcada para o dia 2 de dezembro. Até lá vou sofre bastante.
    Melhoras p vc.

Deixe um comentário

