Soup for Dummies

Lembram que eu disse que eu fiz uma sopa? Então, eu fiz e ela ficou boa. Ontem resolvi repetir a dose, e não é que ela ficou melhor ainda? Pois é, dentro do meu processo caótico de “cozinhar”, parece que eu peguei o jeito.

Processo caótico? Como assim? Quem acompanha aqui há mais tempo sabe que a cozinheira do casal é a Veri (apesar dela andar meio vagal e não postar nada, ela continua fazendo coisas muito boas). E ela também é bem mais metódica, cozinha como deve ser, com receita, ingredientes em quantidades certas, tempo de cozimento e toda estas coisas que são importantes quando se trata de escrever uma receita para outras pessoas fazer.

Eu, por outro lado, já que não sei cozinhar direito, vou pra cozinha, vejo o que tem lá e invento alguma coisa. As vezes sai uma porcaria, as vezes sai coisa boa. Como a sopa.

Pra começar, é muito simples: você pega uma panela de pressão, coloca água e algumas espigas de milho e põe para cozer (palavra feia). Simples, não?

Cozendo o milho
Cozendo o milho

 

Depois, você tira o milho, coa a água pra tirar as impurezas e devolve na panela de pressão. É agora que a sopa vai começar a ser feita. Eu divido o processo em duas fases:

Agora tudo junto na panela
Agora tudo junto na panela

– Na primeira, nessa água do milho (que está com um sabor bem gostoso, acreditem), eu coloco alguns legumes crus picados (já usei batata, cenoura, abóbora, mas aí vai da sua criatividade. Ou da sua geladeira) e tempero com sal e caldo de legumes. Então fecho a panela e ponho pra ferver na pressão por uns 5 a 7 minutos, não mais do que isso. O objetivo aqui é amolecer os legumes e pegar o tempero.

– Na segunda, eu coloco o milho já dessabugado (essa palavra é da hora) e qualquer outra coisa que você queira para dar um gosto especial. Sugestões? Ontem eu usei champignon, deu um charme especial na sopa. Outra coisa muito boa nesta hora é reaproveitar aquele arroz branco que está meio jogado no fundo da geladeira, quase indo pro lixo. Daí é só fazer o mesmo processo por mais uns 5 minutos, só prestando atenção se não precisa por um pouco mais de água para não ficar muito seco.

O tempero é à gosto e à sua criatividade. Como eu estou convalescente e a Veri não me deixa comer nada muito temperado, eu só coloquei uma pitadinha de pimenta calabresa (deu uma ardência bem gostosa) mas da próxima eu vou caprichar mais.

Pois bem, aqui está uma receita fácil de sopa, que é bem gostosa e ainda aproveita as coisas que estão na geladeira. Até a próxima!

Vamos comer?
Vamos comer?

 

Deixe um comentário

